Movimento Preserve Pipa dialoga com Governo do RN sobre parceria para atuar Parque Mata da Pipa

Em reunião realizada na Governadoria na manhã desta quinta-feira (15), o Governo do Rio Grande do Norte e o Movimento Preserve Pipa dialogaram sobre uma possível parceria para atuar no Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP). Se consolidada, a união deve garantir a preservação ambiental, fomentar o turismo ecológico, promover a cultura e incentivar pesquisas científicas na região.

A conversa inicial foi promissora, como revela Wanderson Borges, cofundador do Preserve Pipa. “A reunião foi extremamente eficiente, produtiva e agradável. Agora, é hora de avançar neste diálogo. O Preserve Pipa tem total interesse em uma parceria com o viés do turismo sustentável e ESG. O Parque promete ser um equipamento fundamental para atrair mais visitantes ao nosso destino, e o tripé da sustentabilidade, que rege o nosso Movimento, deve ser norteador para a sua gestão”, afirmou.

Inaugurado em 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque Estadual Mata da Pipa está localizado no município de Tibau do Sul, a cerca de 99 quilômetros de Natal. Com uma extensão de mais de 290 hectares, o parque desempenhará um papel crucial na proteção da biodiversidade local, ao mesmo tempo em que se torna um importante destino para o turismo sustentável na região.

O Complexo Ecoposto do Parque Estadual Mata da Pipa oferece uma ampla infraestrutura para atender os visitantes. O local conta com a Sede do Parque, um auditório, biblioteca, salas administrativas, exposições, cozinha, banheiros, estacionamento amplo e um viveiro para produção de mudas de plantas nativas, destinadas à recuperação de áreas degradadas dentro do parque e no município. Além disso, há uma casa de apoio para pesquisadores e outra para o Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (BPAmb).

O Parque também abrigará os Conselhos Gestores do Parque Estadual Mata da Pipa e da Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíras, promovendo a participação da comunidade na gestão e tomada de decisões relacionadas ao parque. Destaca-se ainda a presença da Praça de Convivência, denominada Quilombo de Sibaúma, em homenagem à comunidade remanescente do Quilombo de Zumbi. Este espaço proporcionará integração entre a população local e os visitantes, explorando a história, o lazer e a cultura da região.

O Complexo Ecoposto do Parque Estadual Mata da Pipa está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 18h. Essa iniciativa conjunta entre o governo do Rio Grande do Norte e o Movimento Preserve Pipa reforça o compromisso em preservar o meio ambiente, promover o turismo sustentável e estimular o desenvolvimento econômico da região.

Na foto: A Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, acompanhada pela Secretária de Turismo, Aninha Costa, representantes do IDEMA, Diretoria da Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP) e do Pipa Convention & Visitors Bureau.

Faça a sua Reserva

Carregando...
8